É impossível não se apaixonar por este país com bairros medievais, montanhas, alpes, estações de esqui, rios, lagos, chocolates e queijos deliciosos, relógios famosos. Além de uma super organização, limpo, seguro, de um transporte público e de saúde perfeitos, e um sistema bancário que exerce influência mundial. Estamos falando da Switzerland !!!
Um país da Europa Central, formado por 26 Estados (cantões) independentes, com menos de 10 milhões de habitantes, onde se fala 04 idiomas oficiais (alemão, este falado por mais de 60% da população, italiano, francês e romanche que é falado apenas por 1% dos suíços. Um país que apesar de ser europeu, não faz parte da união europeia, por isso sua moeda é o franco suíço. Faz fronteira com cinco países (França, Itália, Alemanha, Áustria e Liechtenstein). Sua capital é Berna, famosa pelo monumento Zytglogg, uma torre medieval construído no século XIII, chamada Torre do Relógio. O fuso horário é de +5hs. O clima é temperado, com uma amplitude térmica bastante intensa, que em um único dia pode variar de -2ºC a 18ºC.
Com relação ao seu território, dois terços são cobertos por montanhas, lagos e florestas. Isto faz com que o país precise importar recursos minerais.
Na Suíça, tudo é perfeito e de alta qualidade. Mas pra isso se paga um preço. Por este motivo, é um dos mais caros do mundo para se viver. Quer ir ao banheiro público? paga-se. Quer estacionar? pagas. Quer jogar o lixo fora? deves pagar. Na realidade, posso dizer que ela tem um custo alto. O seu sistema é tão confortável e eficiente que vale o quanto pesa.
Ela é aquele lugar, onde muitos gostariam de viver, ou ao menos conhecer, para saber o que é andar nas ruas, qualquer hora da noite ou do dia, sem ter medo de, absolutamente, nada. É saber a hora exata que o seu transporte público vai passar. Por nove anos consecutivos, passando férias na Suíça, e morando por 6 meses, posso afirmar: é seguro, é simplesmente, maravilhoso.
É saber com quantos minutos estarás no teu destino final. Além disso, todos os trajetos podem ser visualizados em painéis que são anunciados no idioma local, no caso de Zürich, em alemão.
O seu transporte é referência mundial, exatamente, pela sua pontualidade e qualidade. Estão sempre limpos, além de confortáveis. Ele te conecta para toda e qualquer parte do país, ou seja, para o turista isso é perfeito, pode economizar com aluguel de carro.
Se você desejar rodar os quatro cantos do pais, de uma forma mais econômica, existe um ticket para turista, que se chama Swiss Travel Pass. Com este bilhete, você pode girar utilizando ônibus, trens e barcos, tem acesso grátis em museus, desconto de 50% em teleféricos e montanhas. Tudo com a quantidade de dias que desejar. Pode ser comprado dentro da estação de Zürich HB (Hauptbanhnof), na Billettschalter, que fica no piso superior. Existe também o que você pode comprar para usar durante nove horas, (9 Uhr pass). De segunda a sexta, a partir das nove horas, e sábado e domingo pode usar bem cedo.
Este é um abonamento para um mês. Neste caso, a pessoa teve um desconto por ser uma cidadã suíça. Porém, tem para estrangeiro pagando o valor integral.
Se desejar obter o bilhete diário, chamado de Tageskarte, pode comprar direto nas máquinas espalhadas em todos os pontos e estações. A mesma, só aceita moeda ou cartão e está escrita em 04 idiomas (alemão, italiano, francês e inglês). No final das contas, este sairá mais caro. Porém, dentro do horário de validade, a pessoa pode pegar o transporte,várias vezes, e fazer paradas intermediárias.
Ao comprar, você deve informar a zona que pretende. Neste exemplo, eu estava em Wallisellen, com destino ao centro de Zürich. O valor vai de acordo com esta informação.
Se o fiscal passar e você estiver com o cartão diferente da zona descriminada, será cobrada uma multa, que gira em torno de 70 francos suíços.
O mesmo observa a zona, data e a hora. Pois é, esta é fundamental também. Ao comprar o bilhete, ele tem um prazo de validade e, se estiver vencido, você também sofrerá uma multa. Outro detalhe também com relação a hora é: independente de ter abonamento para um mês ou não, a partir da meia noite, se quiser andar no transporte público, terá que pagar um bilhete complementar que se chama nachtzutzuschlag. Compra direto na máquina. O mesmo deverá sair de vigor em dezembro deste ano. O exemplo abaixo mostra o valor só de ida.
Outra informação importante é com relação a classe. Esta também vai interferir no valor do bilhete, claro. É verificado quando se anda de trem, que pra nós é o Metrô. A mesma é identificada tanto na parte externa, quanto na interna dos vagões. O tram (bodinho) é classe única.
Outro bilhete é o Generalabonnement. Este é para o cidadão suíço, ou aqueles que são regularizados no país. Serve para o ano todo e custa 3,500 francos suíços, e usá-se na segunda classe. Aposentado paga Fr 2,700, e pessoas com mobilidade física (este pode levar um acompanhante grátis), pagam a metade. Para os animais pequenos, que possa portá-lo em sua bolsa, é free. Já os maiores, pagam como criança. Com relação a bicicleta, é cobrado 12 francos por dia. Mesmo a pessoa com esse bilhete anual, caso tenha que pegar o transporte depois da meia noite, também deve comprar o bilhete complementar.
Chegando na estação de Zürich HB, a principal e maior do país, a segunda melhor da Europa, tudo é muito bem sinalizado, cada destino tem sua plataforma (gate). Porém, é necessário estar sempre atento ao painel informativo, porque a seção (A,B,C,D ) onde o vagão vai parar, pode mudar rapidamente.
Localizada no centro histórico de Zürich, em estilo neorrenascentista, conecta o passageiro para diversos destinos do seu território e também para vários países. É composta por três pisos, diversos serviços, lojas de roupas, calçados, supermercados, lanchonetes, restaurantes e bancos. E, com menos de 20 minutos, você chega ao aeroporto.
Ao sair do piso superior, você estará na Bahnhofstrasse, principal rua de Zürich, e uma das mais caras do mundo, perto dos pontos turísticos e as margens do Rio Limmat e o famoso e charmoso Lago de Zürich. Temas da próxima postagem.
Molto esauriente e belle fotografie.. Grazie!
ResponderExcluir